Ação de extensão do projeto “#Adote” leva conhecimento sobre sífilis e gonorreia por meio de jogos criados por alunos de graduação do ICB/USP para além do ambiente virtual. A atividade integrou Ciência, criatividade e promoção da saúde pública.

No último dia 24 de abril, o projeto “#Adote: Adote uma Bactéria, Vírus e Fungos nas Mídias Sociais”, liderado por Rita de Cássia Café Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (CEPID B3), utilizou jogos didáticos desenvolvidos por alunos de graduação da USP para levar informações científicas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) a estudantes do ensino médio. O evento teve como objetivo utilizar metodologias ativas de ensino para promover o aprendizado sobre o tema para estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Sorocaba e faz parte da gama de atividades presenciais desenvolvidas pelo projeto.
Durante a ação, os participantes vivenciaram dois jogos educativos imersivos. O primeiro, intitulado Escape Room da Neisseria, ofereceu uma abordagem lúdica e colaborativa para explorar a bactéria Neisseria gonorrhoeae, causadora da gonorreia. Os estudantes se envolveram ativamente na resolução de enigmas que abordaram a transmissão, os sintomas, a prevenção e o tratamento da infecção, em uma dinâmica inspirada nos populares jogos de fuga. A segunda atividade, o jogo TrepWAR, é uma adaptação do clássico game de estratégia chamado WAR e foi usada para ensinar sobre a sífilis – doença provocada pela bactéria Treponema pallidum. De maneira criativa, os participantes simularam batalhas entre a bactéria e o sistema imunológico, aprendendo de forma interativa sobre os mecanismos de infecção, resposta imune e os aspectos epidemiológicos da doença.

Rita Café Ferreira ressalta que ações como essa fortalecem a formação dos alunos de graduação, ao mesmo tempo que cumpre o papel social da universidade: “É fundamental aproximar o conhecimento científico da população, especialmente em temas de saúde pública”, afirma. “Quando o estudante universitário assume o papel de educador, ele aprende mais e contribui para a transformação da realidade ao seu redor”, argumenta a pesquisadora. A aplicação dos jogos foi acompanhada por um questionário de avaliação elaborado pelos alunos da USP, que demonstrou alto grau de engajamento e aprendizagem por parte do público participante. Ao final da atividade, os estudantes do ensino médio do IFSP avaliaram positivamente a experiência, destacando o caráter inovador e acessível da abordagem adotada.
A iniciativa faz parte da vertente presencial do projeto “#Adote”, tradicionalmente conhecido por sua atuação nas redes sociais, onde os participantes “adotam” microrganismos e os representam por meio de perfis informativos e criativos. Ao ampliar sua atuação para além do ambiente virtual, o projeto busca fortalecer a interação entre universidade e comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e da educação científica em diferentes níveis de ensino. O projeto segue ampliando seus formatos de atuação, integrando ciência, criatividade e comunicação para formar uma nova geração de cientistas capazes de dialogar com diferentes públicos – dentro e fora das redes sociais.
Jogo TrepoWar
Autores: Ana Luiza Nunes Goussain Filippo, Beatriz Rodrigues Seiler, Deborah Silva Rocha, Helena Cristina de Albuquerque Corrêa, Júlia Toneli Oliveira, Ketlin Scomparin da Silva, Maria Eduarda Portella Viana, Rafael Moura de Paula e Thamires Lopes Ferreira.
Mediadores: Bruna Rodrigues Corrêa, Carolina Diorio Nastaro, Gabriel Rezende Coelho e Matheus Gallardo Souza Inoue.
Coordenação: Rita de Cássia Café Ferreira e Msa. Bárbara Rodrigues Cintra Armellini.
Jogo Escape Room
Autores: Amanda Mendes Leite, Beatriz do Nascimento Barbosa, Bianca Ferreira Arruda, Débora Schivartche Wilder, Estela Correia dos Santos, Fernanda Marques de Sousa, Gabriel Mendes Duarte, Hellen Moraes Nascimento, Luiza Mutschele Sena e Murilo Camargo de Oliveira.
Mediadores: Bruna Rodrigues Corrêa, Rafael Moura de Paula e Matheus Gallardo Souza Inoue.
Coordenação: Rita de Cássia Café Ferreira