NOTÍCIAS

Artigo de pesquisadora do CEPID B3 é destaque na Federação das Sociedades Europeias de Microbiologia

Um trabalho liderado pela professora Rita Café Ferreira, do Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (CEPID B3), foi destaque na edição de julho da sessão “Escolha do Editor” da Federação das Sociedades Europeias de Microbiologia (FEMS). O artigo, publicado em inglês na revista científica “FEMS Microbiology Letters”, aborda a implementação da metodologia “Adote uma Bactéria” como estratégia de ensino em microbiologia e demonstra a eficácia da abordagem na motivação e aprendizado de alunos universitários.

O texto relata a experiência do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG), localizado em Varginha, Minas Gerais, que introduziu a metodologia “Adote uma Bactéria” em seu curso de Microbiologia Geral em 2021. A estratégia foi aplicada em conjunto com aulas remotas para 133 estudantes de diferentes cursos, como biomedicina, enfermagem, fisioterapia, medicina veterinária e nutrição. O objetivo era aprimorar o ensino a distância durante o isolamento social e fomentar a colaboração entre alunos do primeiro ano de diversos cursos na área da saúde.

Durante as atividades, os estudantes foram organizados em 15 grupos e cada equipe ficou responsável por criar postagens semanais no Google Hangouts sobre uma espécie bacteriana, abordando tópicos como história, morfologia, epidemiologia, diagnóstico e tratamento. Os conteúdos estimularam discussões entre os colegas e educadores, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo. Por fim, as postagens foram sintetizadas e disponibilizadas para o público geral em uma página do Google Sites.

Os resultados do método foram avaliados por meio de questionários que compararam o conhecimento prévio dos alunos em microbiologia com o repertório adquirido durante o projeto. Os dados mostraram uma melhoria significativa no entendimento do tema entre os estudantes. Além disso, foram coletados comentários dos alunos sobre a importância da estratégia para o aprendizado durante o curso, com até 92% das respostas indicando uma avaliação positiva quanto à eficácia da abordagem.

A inclusão do artigo na seção “Escolha do Editor”, uma seleção especial feita pelos editores da FEMS, pode ter um impacto positivo no reconhecimento da abordagem como aliada para o ensino de Microbiologia. Essa seção revisa estudos recentes das oito publicações vinculadas à Federação e destaca os trabalhos de maior relevância para a comunidade científica. Com a posição de destaque, o trabalho pode ganhar ainda mais visibilidade e incentivar a adoção da estratégia em outras instituições de ensino, ao mesmo tempo em que aumenta o reconhecimento internacional da ciência produzida no Brasil, especialmente em Centros de Pesquisa, como o CEPID B3.

Rita Café Ferreira – Foto: Divulgação ICB-USP