Na última sexta-feira (11), estudantes de Biomedicina da Universidade de São Paulo (USP) apresentaram seus projetos finais da disciplina BMM0602, vinculada ao programa “Adote uma Bactéria”. Os alunos desenvolveram cinco iniciativas de Divulgação Científica que abordam diferentes espécies bacterianas, incluindo jogos e revistas, e concorreram a prêmios oferecidos pelo curso. A apresentação aconteceu no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP) e foi coordenada pela professora Rita Café Ferreira, membro do Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (CEPID B3).
No início das aulas, os quase 50 alunos matriculados foram organizados em cinco grupos, cada um responsável por “adotar” um gênero de bactérias para estudo aprofundado. Além de pesquisar sobre o tema, as equipes criaram postagens no Instagram da disciplina para compartilhar as informações obtidas de forma educativa com o maior número possível de pessoas. Cada grupo também foi responsável pelo desenvolvimento de materiais de divulgação usando uma linguagem acessível e didática. Durante todo o processo, os estudantes contaram com o apoio de quatro mediadores por equipe. Os monitores, que já haviam passado pelo projeto anteriormente, auxiliaram nas pesquisas, promoveram reflexões e deram suporte na elaboração dos trabalhos.
Os resultados foram apresentados em um evento interno, onde os projetos concorreram em cinco categorias de premiação. O Primeiro Lugar Geral foi conquistado pela equipe que trabalhou com o gênero Pseudomonas, composto por bactérias conhecidas por causarem infecções hospitalares. Os estudantes criaram uma revista completa sobre o tema, repleta de conteúdos científicos, quizzes e curiosidades. O material manteve um tom bem-humorado como estratégia para tornar a leitura mais envolvente e acessível para o público, enquanto explicava a importância e as características dessas bactérias.

O jogo no formato de “escape room” sobre o gênero Neisseria conquistou o título de Destaque em Engajamento com o Público, enquanto a revista de caça-palavras e atividades sobre Bacillus recebeu a honraria de Destaque em Inovação na Educação Básica. Além disso, o jogo de detetive “Uma Investigação Streptocócica” foi reconhecido como Destaque de Divulgação em Vídeo. O projeto “Mycobacterium Detetivis” também obteve uma menção honrosa por seu formato investigativo, que desafia os participantes a criarem hipóteses para descobrir a bactéria causadora de determinada doença.
A disciplina BMM0602 é oferecida anualmente no ICB/USP em semestres pares e tem previsão de abrir uma nova turma a partir de agosto de 2025. Alunos de graduação interessados podem se inscrever regularmente no curso. Para participar como mediador, é possível realizar um cadastro por meio do link disponível no Instagram do projeto, @adotemicrobio.

Galeria de fotos da premiação





Mediadores e alunos envolvidos em cada projeto
Mycobacterium: Bruna Rodrigues Corrêa, Lara Nardi Barone, Liviah Andreassa La Pastina, Millena Matos Fierz), Barbara Tozzi Bergocci, Gabriel de Souza Silva, Gabriela Cunha Dutra, Gustavo Souza Barros, Isabella Elisa Lima Adriano, Jorge Luiz Guilherme Rodrigues, Karima de Carvalho Awada, Maria Luiza Albuquerque, Mariana Silva Awoki, Mariana Bermudez de Almeida.
Pseudomonas: Camila Caldas, Leonardo Carvalho, Julia Toneli Oliveira e Nicole Gonçalves Pacinin, Ana Luiza Moraes do Carmo, Bianca Castiñeras Lopes, Isabela Salmazo de Oliveira Campos, Luiza Cruz Marcon, Luiza Henrique de Souza, Mylena Bevilacqua Nogueira, Natália Kauffman Zolnerkevic, Rebeca Gomes Pereira, Tamíris Ferrarotto dos Santos e Yallis Aya Honda.
Streptococcus: Nicole Gonçalves Pacinin, Helena Cristina Albuquerque Corrêa, Beatriz Rodrigues Seiler, Amanda Diamantino Santos, Giovana Cezar de Souza, Guilherme Duarte Manfredi, Letícia dos Santos Cavalcante, Pedro Henrique Soares Feitosa, Renata Maria de Souza Silva, Sofia Cordeiro Jodai, Thiago Barbieri Cajueiro, Thiago Gonzales Iglesias de Lima e Yasmin Peres de Oliveira Silva.
Neisseria: Bruna Rodrigues Corrêa, Matheus Gallardo de Souza Inoue, Rafael Moura de Paula, Amanda Mendes Leite, Beatriz do Nascimento Barbosa, Bianca Ferreira Arruda, Débora Schivartche Wilder, Estela Correia dos Santos, Fernanda Marques de Souza, Gabriel Mendes Duarte, Hellen Moraes Nascimento, Luiza Mutschele Sena e Murilo Camargo de Oliveira.
Bacillus: Bruna Rodrigues Corrêa, Giovana Tarantini, Carolina Diorio Nastaro, Vitória Mariano Santos, João Pedro Andriolo Ramos, Leonardo Barone Bernardi, Lucca Furquim Secco, Marco Antônio Quitério Lunz, Maria Luiza Barbosa Bastos, Marina Mayumi Hara Maciel, Nathaly Andreia Gabriel da Rocha, Pedro Souza Silva e Rogers Andrade.
Referências da metodologia Adote uma Bactéria
Piantola MAF, Moreno ACR, Matielo HA, Taschner NP, Cavalcante RCM, Khan S, Ferreira RCC.
Adopt a Bacterium – an active and collaborative learning experience in microbiology based on social
media. Braz J Microbiol. 2018 Apr 24. pii: S1517-8382(17)31124-3. doi: 10.1016/j.bjm.2018.04.005.
Taschner, N.P ; de Almeida, L.G. ; Pose, R.A ; Ferreira, R.C.C. Adopt a bacterium: a professional
development opportunity for Teacher Assistants. FEMS Microbiology Letters 2020 Aug 2020; Vol
367, Issue 16. fnaa131, https://doi.org/10.1093/femsle/fnaa131