NOTÍCIAS

Projeto #Adote é premiado em evento da USP por excelência em extensão universitária

No último dia 17 de junho, o Projeto #Adote – uma das iniciativas de educação e difusão vinculadas ao Centro de Pesquisas em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (CEPID B3) – foi destaque no evento Seminários de Cultura e Extensão 2025, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o evento, a Atividade Extensionista (AEX) do projeto foi reconhecida com dois importantes prêmios, entre todas as iniciativas de extensão da universidade: segundo lugar na categoria Melhores Práticas das Atividades de Extensão 2024 e quarto lugar na categoria Cases de Sucesso da AEX. Além das premiações, o encontro reuniu palestras e debates sobre o papel da extensão no ensino superior e na formação profissional, além de sua relevância na comunicação científica com a sociedade.

 

Acompanhe o Instagram @adotemicrobio

Com mais de uma década de atuação sob coordenação de Rita Café Ferreira, pesquisadora do CEPID B3 e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, o Projeto #Adote se dedica ao ensino e à divulgação da microbiologia de forma acessível e inovadora. Os prêmios conquistados são reflexo do compromisso da equipe com a educação científica e com o diálogo constante entre universidade e sociedade. “Esse reconhecimento fortalece ainda mais a importância de pensar, fazer e comunicar ciência com o público”, afirma a equipe do projeto.

Integrada ao rol de atividades do CEPID B3, a iniciativa conta ainda com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICB-USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e seu reconhecimento reforça o papel fundamental da extensão universitária como ponte entre o conhecimento acadêmico e o mundo fora dos muros da universidade. Mas informações sobre o projeto podem ser encontradas no Instagram @adotemicrobio.